Notícias de saúde

O Brasil registra mil acidentes de trabalho por dia, com nove mortos

05 de Setembro de 2002 (Bibliomed). O Brasil está entre os quinze países do mundo com maior índice de acidentes de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Na última década, o país registrou 8 milhões de casos, que aconteceram principalmente nas minas de carvão mineral, na reciclagem de sucatas metálicas e na fabricação de bicicletas e triciclos. São mil acidentes de trabalho a cada dia, que matam em média nove trabalhadores diariamente.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil no Rio de Janeiro, Marco Oliveira, aponta três problemas principais para o problema nacional: a falta de um investimento pesado na área de segurança, a ineficácia da fiscalização e a falta de treinamento admissional e de reciclagem dos trabalhadores. Outros dois fatores agravam o problema: a baixa escolaridade do trabalhador, que tem dificuldade para entender os manuais de segurança, e a grande rotatividade dos empregados nos postos de serviço. Estima-se que 3% dos trabalhadores trocam de emprego a cada mês, o que desestimula o empregador a investir em treinamento para o seu funcionário.

Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes, Mauro Daffre, para reduzir as perdas humanas e financeiras, os empresários devem apostar na segurança de seus empregados. "Investir em segurança dá lucro. O empresariado deve ter responsabilidade social, investir não só pensando em perdas financeiras, mas também nas perdas humanas. Temos que fazer um trabalho de conscientização de uma cultura prevencionista", avaliou. Enquanto as condições de trabalho, de uma maneira geral, são muito ruins, o governo gasta bilhões de reais com o pagamento de indenizações de acidentes e doenças do trabalho. Em 2000, foram gastos R$ 23 bilhões, o que corresponde a 2,2% do Produto Interno Bruto nacional.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários