Notícias de saúde

Projeto de cooperação vai ajudar no combate à Aids

05 de Agosto de 2002 (Bibliomed). Representantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que participaram da IV Conferência de Chefes de Estados e de Governos da CPLP, realizada esta semana, em Brasília, assinaram um acordo de cooperação para implementar um programa de combate à Aids entre os países-membros: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor Leste, que foi oficialmente incorporado ao grupo durante a conferência.

O projeto inclui ações de prevenção, diagnóstico e assistência aos doentes com Aids, além de propostas de transferência de tecnologia entre os países-membros da CPLP e de formulação de uma política de acesso aos medicamentos anti-retrovirais a preços diferenciados. Ao todo serão investidos US$ 30 milhões, que serão utilizados, entre outras coisas, na construção de um laboratório para a produção de genéricos para a Aids em um dos países africanos que integram a CPLP e onde os índices da epidemia são alarmantes.

Os países terão até o dia 27 de setembro para apresentar o projeto ao Fundo Global de Aids, Tuberculose e Malária para que sejam levantados os recursos necessários para sua implementação. O Brasil vai indicar um consultor para adaptar a proposta às exigências do Fundo Global e terá um papel importante na proposta de cooperação, principalmente na capacitação de técnicos para atuar na prevenção, na transferência de informação científica atualizada em língua portuguesa e de tecnologia para produção de medicamentos.

O governo brasileiro já mantém quatro projetos de cooperação bilateral com Moçambique, Guiné Bissau, Angola e São Tomé e Príncipe, representando investimentos de US$ 650 mil dos países e da Unaids, programa da ONU para o controle do HIV/Aids. Segundo dados do Unaids, a taxa de prevalência de Aids está em torno de 13% em Moçambique; 5,5% em Angola; 2,8% em Guiné Bissau; 0,7% no Brasil; e 0,5% em Portugal.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários