Notícias de saúde

Obesidade é fator de risco para diversos tipos de câncer

22 de Julho de 2002 (Bibliomed). Pesquisas médicas recentes vêm mostrando que ao limitar o ganho de peso o paciente reduz o risco de surgimento de vários tipos de câncer, por exemplo, de mama, cólon, rim, endométrio e esôfago. Apesar disso, uma pesquisa realizada pelo Instituto Americano para Pesquisa do Câncer (AICR) mostrou que apenas 1/4 dos adultos norte-americanos tem conhecimento desse risco relacionado ao excesso de peso.

Os pesquisadores ouviram 1.025 pessoas que tiveram que nomear, dentre uma lista com várias doenças crônicas, os distúrbios que poderiam ser provocados por excesso de peso e obesidade. Cerca de 90% dos entrevistados indicaram doença cardíaca e diabete e apenas 25% reconheceram a associação entre o excesso de peso e o câncer. Quando os pesquisadores solicitaram aos voluntários que citassem os principais fatores de risco para o câncer, apenas 6% dos entrevistados fizeram referência ao excesso de peso e à obesidade, enquanto 20% mencionaram as dietas ricas em gorduras.

As conclusões do estudo foram apresentadas na semana passada na Conferência Internacional de Pesquisa sobre Alimento, Nutrição e Câncer (AICR). Os pesquisadores aproveitaram para ressaltar a importância de se reduzir o tamanho das porções de alimentos, de fazer exercícios físicos e de consumir mais frutas e legumes para evitar, entre outras doenças, o câncer. "Existem medidas que podemos adotar para diminuir o risco de câncer", disse Melanie Polk, diretora de educação nutricional do AICR.

As taxas de excesso de peso aumentaram no mundo todo nos últimos vinte anos porque as pessoas se tornaram mais sedentárias e passaram a consumir alimentos calóricos em grande quantidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de metade dos adultos na Europa e nas áreas urbanas de alguns países em desenvolvimento são obesos. Nos Estados Unidos estima-se que 60% dos adultos tenham excesso de peso.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários