Notícias de saúde

Reciclar pode ser solução para falta de água

19 de Julho de 2002 (Bibliomed). Em um futuro próximo as torneiras das casas estarão jorrando água reciclada (Newater). Pelo menos em Cingapura, país no sudeste da Ásia com poucos recursos hídricos, que está construindo duas instalações para produzir 15 milhões de galões de água reciclada por dia. O vice-primeiro-ministro, Lee Hsien Loong, informou esta semana que as instalações para uso industrial devem estar prontas até o final do ano.

O uso da água reciclada para recarregar os reservatórios antes do tratamento para produzir água de beber é uma prática nos EUA há mais de 20 anos e não apresenta evidência de nenhum efeito adverso à saúde. Ong Choon Nam, presidente de um painel internacional que, durante dois anos, realizou testes com água reciclada em uma instalação de demonstração em Cingapura afirmou que a água reciclada é de alta qualidade e atende as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma Comissão de Serviços Públicos está analisando as descobertas do painel e deve divulgar suas recomendações ao governo em dois meses.

A medida vem para acabar com a dependência de Cingapura em relação à Malásia, fornecedora de metade da água consumida no país. Atualmente, Cingapura paga menos de um centavo de dólar para cada mil galões de água, mas a Malásia quer que o preço seja 100 vezes maior a partir de 2011, quando termina o acordo em vigor assinado em 1961. Os dois países farão uma segunda rodada de negociações em agosto. Mas, o governo terá que investir em campanha educativa para que a população aceite que a água reciclada é de qualidade, apesar de já ter passado por canos de esgoto e vasos sanitários. “A principal razão pela qual estamos introduzindo a Newater de volta aos reservatórios é para superar a barreira psicológica. É realmente importante que os dados de monitoração e qualidade da água estejam disponíveis para as pessoas analisarem e compararem com o que estão recebendo”, ressaltou o americano Joan Rose, especialista em microbiologia. Alguns dos nove cientistas e médicos demonstraram confiança ao beber a água reciclada na última terça-feira. O governo de Cingapura também pediu uma proposta para construir uma instalação de dessalinização.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários