Notícias de saúde

Estudantes, cientistas e políticos discutem problemas e soluções para o Brasil e o Mundo

10 de Julho de 2002 (Bibliomed). O que é fato e o que é mito quando o assunto é clonagem? Os computadores realmente ajudam no processo educacional? A agricultura sustentável é possível no Brasil? Quais as conseqüências das mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta? O que mudou no mundo depois dos atentados de 11 de setembro de 2001? Essas são algumas questões que serão discutidas na 54ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 7 a 12 de julho, em Goiânia (GO), e tem como tema central a "Ciência e Universidade Rompendo Fronteiras".

A bioquímica Glaci Zancan, presidente da SBPC, espera um público de oito mil pessoas nos seis dias do evento. Cerca de 340 cientistas e pesquisadores estarão apresentando seus trabalhos. Os candidatos à Presidência de República também estarão presentes, mostrando seus planos para a Ciência e a Tecnologia, caso eleitos, num debate programado para o dia 11.

O melhor da produção científica brasileira no último ano será apresentado em 25 conferências, 90 simpósios e 35 mini-cursos, abrangendo 34 áreas do conhecimento. Haverá, ainda, a exposição de aproximadamente 3.300 painéis com trabalhos científicos.

Três grandes temas-chave serão apresentados em ciclos temáticos, com uma série de simpósios e conferências. No ciclo "Por uma agricultura sustentável" serão debatidas, entre outras questões, as tecnologias alternativas em agricultura e pecuária e a melhor forma de alcançar a sustentabilidade na agricultura brasileira. Com base nos dados apurados pelo IBGE no último levantamento demográfico, o ciclo "Projetando o Brasil – Censo 2000" discutirá os rumos que estão sendo tomados pela população brasileira. Já o ciclo "Preparando a universidade do futuro" estará repensando o modelo atual de universidade no Brasil, partindo do pressuposto que ele está esgotado.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários