Notícias de saúde

Limpeza e gestão de resíduos plásticos não são suficientes para salvar ecossistemas da poluição

07 de outubro de 2020 (Bibliomed). Mesmo que os países financiem esforços massivos de limpeza e melhorem drasticamente a infraestrutura de gestão de resíduos, dois estudos publicados na revista Science sugerem que não será suficiente para salvar os ecossistemas da Terra da poluição por plástico.

A poluição por plástico é um problema crescente para muitos ecossistemas do planeta. Dos recifes das ilhas e vales de mar profundo às geleiras polares e os picos mais altos do mundo, pedaços de plástico, grandes e pequenos, estão aparecendo em todos os lugares, e não são apenas ecossistemas. Os cientistas recuperaram microplásticos dos intestinos de dezenas de espécies de animais. Pequenos pedaços de plástico estão aparecendo até em órgãos humanos. Como a água funciona para coletar, transportar e concentrar a poluição do plástico, os ecossistemas de água doce e marinhos estão em maior risco.

Para entender melhor o escopo do problema e como os humanos podem combatê-lo, os cientistas combinaram a geração de resíduos em nível nacional e os dados de crescimento populacional, ao mesmo tempo em que consideram as mudanças nos padrões de uso de plástico, para estimar a geração global de resíduos de plástico até 2030. Em seguida, os pesquisadores analisaram os compromissos assumidos por diferentes países em relação a diferentes soluções de poluição por plástico, incluindo redução de resíduos, gestão e limpeza de resíduos.

A análise mostrou que mesmo esforços robustos para reduzir, gerenciar e limpar os resíduos não compensarão a produção contínua de plástico virgem. Como resultado, os pesquisadores alertam que os ecossistemas continuarão a experimentar aumentos na poluição do plástico.

Os pesquisadores defendem que suas descobertas sirvam para inspirar as nações a se comprometerem a produzir menos plástico, além de financiar esforços de limpeza e melhorar a infraestrutura de gestão de resíduos. De acordo com eles, os formuladores de políticas devem agir rapidamente para evitar que as empresas produtoras de plástico repassem os custos da degradação ambiental da poluição para governos e consumidores.

Os autores sugerem que o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis e a instituição de políticas de limite e comércio para a produção de plástico poderiam ajudar a reduzir a produção de plástico virgem a níveis administráveis.

Fonte: Science. Sep 2020: Vol. 369. Issue 6510. DOI: 10.1126/science.aba9475. e DOI: 10.1126/science.aba3656.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários