Notícias de saúde

Está próximo o fim das inscrições para escolas de Medicina que pretendem qualificar seu currículo

15 de Maio de 2002 (Bibliomed). Termina no final da próxima semana o prazo para inscrição dos estabelecimentos de ensino superior que pretendem discutir com o Ministério da Saúde a adequação curricular dos cursos de Medicina no País. O Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares para as Escolas Médicas (Promed), lançado no mês passado pelo Ministério da Saúde, visa atualizar os processos de aprendizagem, produção de conhecimento e de serviços às exigências atuais do sistema de saúde do país.

O programa dá ênfase às necessidades sociais e epidemiológicas da maioria da população brasileira.A Portaria 610/2002 foi elaborada juntamente com o Ministério da Educação contendo diretrizes básicas a serem seguidas pelas escolas. A Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde incentiva a definição de uma grade curricular capaz de contemplar tanto os aspectos de excelência técnica quanto os de relevância social.

As diretrizes visam a formação de um profissional médico, generalista, humanista, com visão crítica e reflexiva. Ele deve ser capaz de praticar a profissão baseando-se nos princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, e ainda agir como promotor da saúde integral do ser humano.

Sobre a estrutura do curso de graduação em Medicina, a Resolução tem como eixo do desenvolvimento curricular as necessidades de saúde mais freqüentes, referidas pela comunidade e identificadas pelo setor saúde. Inserir o aluno precocemente em atividades práticas relevantes para a vida profissional futura, assim como propiciar a interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde desde o início de sua formação, são aspectos citados na portaria.

Entre as diretrizes estão incluídas condutas da vida pessoal do futuro médico, tais como o cuidado com a própria saúde física e mental e busca do bem-estar como cidadão e como médico.

As propostas das escolas de ensino superior interessadas devem ser encaminhadas para a Coordenação Geral de Políticas de Recursos Humanos do Ministério da Saúde por meio de correspondência com aviso de recebimento, para o endereço: Ministério da Saúde, Esplanada dos Ministérios - Bloco G - Edifício Sede - 7ºandar, cep 70058-900 Brasília, DF, até o dia 25 de maio.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários