Notícias de saúde

O que leva os médicos a optarem pela homeopatia?

19 de Abril de 2002 (Bibliomed). Buscar uma medicina que olhe o indivíduo como um todo. Essa é a principal razão que tem levado médicos a se especializarem em homeopatia, de acordo com a dissertação de mestrado da homeopata Sandra Abrahão Chaim Salles, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisadora fez um levantamento entre os homeopatas que se formaram nos últimos 12 anos em cursos de especialização pelo Brasil e concluiu que a homeopatia vem sendo procurada por médicos que já possuem outra especialização, principalmente em pediatria.

“O encontro com colegas que estudam ou praticam a homeopatia desperta nos médicos a curiosidade e a motivação necessárias na busca da nova especialidade”, afirma. Segundo a médica, outro fator decisivo é a observação de resultados. “Os médicos têm ficado surpresos com essa possibilidade terapêutica, que mostra uma outra forma de compreender o adoecimento e, por conseqüência, uma maneira diferente de abordar o paciente”, explica.

Sandra ressalta que algumas características da prática médica se modificam quando o profissional incorpora os preceitos homeopáticos, uma vez que o objeto de investigação passa a ser o indivíduo e não apenas seus órgãos doentes. “O homeopata aprende a ouvir queixas que anteriormente não tinham significado ou função. Aqueles sintomas que não são importantes ou não correspondem a um diagnóstico clínico, mas que perturbam os pacientes. Isso pode ser decisivo para o sucesso do tratamento.” Como exemplo, a médica cita a eficácia da homeopatia no tratamento de distúrbios de comportamento e de sono de crianças.

A homeopatia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como uma especialidade médica desde 1980. Para se tornarem homeopatas, os médicos estudam durante três anos. Apesar disso, segundo a pesquisadora, muitas pessoas, inclusive profissionais de saúde, desconhecem a homeopatia e tendem a acreditar que ela só funciona para tratamentos alérgicos. De acordo com Sandra, as possibilidades terapêuticas da homeopatia são muito mais amplas. Ela lembra que na Índia a maioria dos médicos são homeopatas.

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de maio, pesquisadores da Federação Brasileira de Homeopatia vão apresentar, durante o VII Simpósio de Pesquisa em Homeopatia, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, estudo sobre a aplicação da homeopatia contra a dengue. Resultados preliminares indicam que os medicamentos homeopáticos são mais eficazes no tratamento de sintomas da dengue do que os tradicionais.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários