Notícias de saúde

Crianças Brasileiras Apresentam Altos Índices de Anemia

A Universidade Federal de São Paulo – Unifesp realizou um estudo em mais de vinte capitais brasileiras para conhecer o quadro da anemia junto às crianças brasileiras. Neste estudo foram avaliadas mais de 8 mil crianças durante quatro anos, a partir de 1995.

De acordo com o estudo, cerca de 48,9% das crianças brasileiras entre 6 meses e 3 anos de idade matriculadas em pré-escolas e creches têm anemia – doença causada pela falta de células vermelhas no sangue. Os dados apresentados até o momento são referentes a apenas dez capitais. As demais cidades ainda não foram informadas sobre os resultados.

A principal causa da anemia é a falta de ferro no corpo. O ferro é o principal componente da hemoglobina, que é essencial para a formação de células vermelhas. Mais freqüente em crianças entre 6 meses e os dois anos de idade, a anemia é reversível , a partir da adição de ferro á dieta, por meio de ingestão de suplementos alimentares.

Em alguns casos, os danos podem ser permanentes. As crianças na faixa etária entre 6 meses e 2 anos de idade podem sofrer danos com relação as suas varias funções. Entre elas, uma maior dificuldade no desenvolvimento da memória e do aprendizado, além da possibilidade de comprometimento da coordenação motora. A falta do nutriente pode ter várias causas. Uma das principais fontes de ferro pode ser encontrado nas carnes, feijão e lentilha. O uso de vitamina C e sucos de frutas cítricas aumenta as possibilidades de absorção do ferro.

Programa

A anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como Ferro, Zinco, Vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de Ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais. Estima-se que 90% (das anemias sejam causadas por carência de Ferro).

O Ministério da Saúde está desenvolvendo no Brasil duas estratégias de intervenção básicas. O projeto para o controle dessa anemia em crianças menores de dois anos, nos municípios de atuação do Projeto de Redução da Mortalidade na Infância. Este trabalho teve início em 1998, quando foram priorizados os municípios da Região Nordeste.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários