Publicidade

Notícias de saúde

Especialistas Discutem Surgimento de Novas Doenças Infecciosas

ATLANTA, EUA (Reuters) - Especialistas em saúde pública de todo o mundo se reuniram no domingo para discutir a crescente ameaça do surgimento de doenças letais espalhadas por viajantes, animais, bioterroristas ou mudanças inesperadas nas próprias doenças.

Durante quatro dias a Conferência Internacional sobre Novas Doenças Infecciosas, em Atlanta, discutirá o crescimento da resistência das bactérias aos antibióticos usados no seu combate e a possibilidade dos bioterroristas espalharem deliberadamente doenças mortais. Também serão analisadas as recentes descobertas em alimentos propagadores de doenças e doenças disseminadas por insetos e pássaros, como o vírus do West Nile que matou sete pessoas e atacou outras 62 em Nova York, no final do último verão.

O vírus causa inflamação cerebral e foi encontrado em pássaros e mosquitos em Nova York, Connecticut e Nova Jersey e ainda não se sabe como ele migrou para o hemisfério ocidental.

Os órgãos públicos de saúde estão rastreando o surgimento de moléstias como a doença de Lyme e a síndrome pulmonar do hantavírus e monitorando a resistência a drogas usadas na malária, tuberculose e contra bactérias pulmonares. "Seremos desafiados pelo mundo dos micróbios em formas que não estamos aptos a antecipar totalmente", alertou o diretor do National Center for Infectious Disease (Centro Nacional de Doenças Infecciosas), Jim Hughes.

Para Hughes, a experiência com o vírus West Nile revela que os órgãos públicos de saúde precisam aumentar a vigilância, a capacidade de diagnóstico e a comunicação entre as disciplinas científicas como, por exemplo, a medicina veterinária, para responder às novas ameaças.

A conferência é organizada pelo U.S. Center for Disease Control and Prevention - CDC (Centro Americano para Controle e Prevenção de Doenças), World Health Organization (Organização Mundial da Saúde) e pela American Society for Microbiology (Sociedade Americana para Microbiologia).

Conforme o CDC, o crescimento populacional, mudanças comportamentais, viagens, o transporte de animais e alimento por todo o mundo e o avanço humano sobre habitats selvagens têm contribuído para o aparecimento de novas doenças e o reaparecimento de moléstias infecciosas já conhecidas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: