Notícias de saúde

Doenças Desconhecidas São Cada Vez Mais Comuns

27 de Abril de 2000 (Bibliomed). Doenças infecciosas de origem desconhecida estão se tornando cada vez mais comuns, segundo artigos publicados na revista americana New England Journal of Medicine. Muitos micróbios estão se tornando resistentes aos antibióticos, provocando o que os especialistas chamam de infecções emergentes. As doenças infecciosas matam 13 milhões de pessoas por ano no mundo todo.

Quatro doenças misteriosas foram citadas nos artigos. Na Itália, 1.500 pessoas morreram infeccionadas pela Listeria, um gênero de bactéria localizado no milho. Outro tipo de bactéria, a Salmonela, infeccionou um garoto do Estado americano de Nebraska. Ela foi encontrada em vacas e se mostrou resistente aos antibióticos.

Na Malásia, 32 pessoas morreram de encefalite, provocada pelo contato com porcos. Em outro Estado americano, Atlanta, um menino sofreu duas cirurgias no intestino para tratar de uma severa infecção bacteriana, contraída após o jantar.

Especialistas dizem que o surgimento de infecções desse tipo é devido ao aumento do uso de antibióticos em pessoas e animais. O uso indiscriminado de remédios faz com que os microorganismos desenvolvam mutações genéticas que os tornam resistentes. Assim, o antibiótico deixa de fazer efeito. Além disso, o desenvolvimento dos meios de transporte facilita a transmissão de germes pelas pessoas de um local para outro.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários