Notícias de saúde

Cartão Nacional de Saúde chega a Aracaju

Belo Horizonte, 27 de Dezembro de 2001 (Bibliomed). Foi inaugurado em Aracaju, na semana passada, mais um sistema do Cartão Nacional de Saúde. Com a inauguração, a cidade passa a ser a primeira entre os 44 municípios que fazem parte do projeto-piloto a concluir o processo de implantação do sistema.

Ao todo, Aracaju conta com 42 unidades que dispõem do Cartão. Até o final de janeiro de 2002, espera-se beneficiar cerca de 500 mil habitantes da capital sergipana.

O Cartão Nacional de Saúde, em Aracaju, funciona integrado à central de marcação de consultas. O objetivo é facilitar a vida do usuário encaminhando os pacientes às unidades de saúde. A cidade também vai oferecer o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades básicas de média e alta complexidade ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Com o cartão, será possível o agendamento prévio de exames sofisticados, como a tomografia computadorizada e a marcação de consultas em diversas especialidades.

Nas 44 cidades onde o sistema já está implantado, 13 milhões de pessoas foram beneficiadas. A meta do Ministério da Saúde é que, até 2003, todos os brasileiros contem com o sistema.

O sistema do Cartão Nacional de Saúde está ligado a uma rede de informação em saúde, sob gerência federal, que abrange as secretarias estaduais, municipais e o Ministério da Saúde. Além da identificação imediata do usuário, o cartão facilita a marcação de consultas e exames e melhora o acesso aos medicamentos oferecidos pela rede SUS.

O sistema também permite o controle de gastos do SUS e a codificação de todos os procedimentos médicos realizados.

Com o cartão, o Ministério da Saúde também acredita que será possível identificar com mais rapidez alterações no quadro epidemiológico de uma determinada localidade.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários