Notícias de saúde

Mulheres em idade fértil devem procurar os postos de saúde

Belo Horizonte, 08 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Até o próximo dia 17, as mulheres brasileiras em idade fértil devem procurar os postos de saúde para receber a dose da vacina contra a rubéola.

A campanha de vacinação, que está sendo divulgada na televisão pela atriz Giovanna Antonelli, será realizada este ano apenas nos Estados que apresentaram o maior número de casos nos últimos anos.

São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rondônia, Acre, Goiás, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Maranhão estão nesta lista. Ao todo, serão imunizadas mulheres em quase 3 mil municípios.

O Ministério da Saúde pretende vacinar 95% de seu público-alvo ou o equivalente a 16,5 milhões de mulheres.

Causada por um vírus, a rubéola pode provocar deformações e graves problemas no feto. A doença é transmitida pelo contato com pessoas infectadas, seja pelo ar, pela urina ou pelo sangue contaminado. Os principais sintomas da rubéola são a febre baixa, dores nas juntas, caroços na cabeça e atrás das orelhas, corpo avermelhado e feridas na pele.

Dados do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepi) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) demonstram que os casos da doença têm aumentado desde 1999, tanto na população com faixa etária dos 15 aos 19 anos, quanto na população entre 20 e 29 anos.

A Funasa enviou 19 milhões de doses da dupla viral para os 13 estados envolvidos nesta primeira etapa da campanha. A vacina protege contra rubéola e também contra o sarampo. A segunda etapa da vacinação será feita no ano que vem, quando as mulheres dos demais estados brasileiros serão imunizadas.

Só não devem receber a dose protetora, as mulheres portadoras de doenças que alterem o sistema imunológico, como a Aids, e as grávidas. As gestantes que por desconhecimento receberem a dose devem procurar um posto de saúde ou o médico responsável pelo pré-natal. A imunidade trazida com a dose é duradoura. Basta apenas uma dose para garantir a proteção contra a doença.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários