Notícias de saúde

Mulheres sentem desejo sexual no período pós-parto

03 de julho de 2012 (Bibliomed). A prática sexual após o parto pode ser uma questão complicada para a mulher, e uma nova pesquisa mostra que o que faz com que ela deseje fazer sexo após o parto não são fatores físicos, mas sim psicológicos.

Para as mulheres, coisas como o apoio do parceiro e o padrão de sono do bebê podem ser mais significativas para seu interesse em sexo do que questões como traumas ocorridos devido ao parto.

A pesquisa mostrou também que as mães começam a sentir desejo e a participar de atos sexuais antes que o período de seis semanas de espera recomendada por médicos acabasse.

“Uma coisa interessante é que as mulheres fizeram sexo oral nos seus parceiros e fizeram masturbação antes de receberem sexo oral ou terem relações. As pessoas frequentemente presumiam que as mulheres simplesmente não estavam interessadas em sexualidade no começo do período pós-parto e que a atividade sexual em que elas participavam era pelo bem dos seus parceiros, mas as taxas de masturbação sugerem que muitas mulheres estão sentindo (desejo sexual)”, explica a pesquisadora Sari van Anders, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

A pesquisadora alerta que a sexualidade feminina durante o período de espera não é muito discutida, a não ser em casos em que a mulher não pode fazer nada que envolva a penetração durante esse tempo. Porém, os dados colhidos pelos estudiosos sugerem que as mulheres têm interesse na prática sexual no pós-parto, indicando que o debate é necessário. “Eu acho que nós precisamos abrir espaço para pensarmos amplamente sobre a sexualidade da mulher no período pós-parto, como parte de uma sexualidade longeva positiva mas também como parte positiva da experiência do pós-parto”, diz van Anders.

A pesquisa foi publicada no periódico The Journal of Sexual Medicine.

Fonte: Live Science, 29 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários