Notícias de saúde

Nova análise de pó encontrado em avião no Rio pode sair hoje

Belo Horizonte, 18 de Outubro de 2001 (Bibliomed). O pó branco encontrado no último domingo em uma das aeronaves da empresa Lufthansa, no aeroporto Nelson Jobim, do Rio de Janeiro, não possui bactérias do antraz. Pelo menos esse foi o resultado de um teste preliminar feita Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado pelo ministro da Saúde, José Serra. O resultado de novos testes com o produto encontrado podem ser divulgados hoje ou amanhã para confirmar a primeira análise.

Depois do resultado da primeira análise, o ministro reforçou que não há motivo para pânico, mas garantiu que o assunto não será tratado com indiferença. "Quando o assunto é epidemiologia, a questão fundamental é a rapidez". Logo que o material suspeito foi encontrado e recolhido pela Polícia Federal, seguiu rapidamente para a bateria de análises na Fiocruz.

Apesar de as primeiras análises afastarem o risco de existência de bactérias, o ministro da saúde continuará com uma lista de endereços de todos os passageiros do vôo no qual foi encontrado o pó branco. Os hospitais de referência no tratamento de doenças transmissíveis de cada capital do País estarão preparados para atender aos casos suspeitos. São alguns dos hospitais: São Sebastião, no Rio de Janeiro, Emílio Ribas, em São Paulo, Miguel Couto, em Salvador, e Oswaldo Cruz, em Recife e no Paraná.

Segundo o ministro, será feito um trabalho conjunto entre a Fiocruz, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Centro Nacional de Epidemiologia (Cenep) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Esses três órgãos ligados ao Ministério da Saúde, estarão atuando junto com a Polícia Federal.

O ministro deverá também assinar portaria prevendo que todos os laboratórios do País que usam a bactéria antraz em suas pesquisas notifiquem o Ministério. A partir dessa notificação, técnicos do órgão visitarão os locais para ver se estão sendo seguidas às normas de segurança durante o manuseio da bactéria.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários