Notícias de saúde

Nestlé ensina comunidades carentes sobre alimentação e higiene

Belo Horizonte, 02 de Outubro de 2001 (Bibliomed). Uma iniciativa da Nestlé – o projeto Nutrir – está ajudando comunidades carentes do país a aprender sobre higiene, alimentação e nutrição. O trabalho começou em 1999, nos municípios onde existem fábricas da empresa.

Entretanto, o programa deve ser expandido para outras localidades nos próximos meses. Anualmente, o investimento é de R$ 1 milhão no programa. Até o fim de 2000, a Nestlé atendeu 50 mil crianças. Este ano, no entanto, a meta é alcançar 60 mil.

Para chegar às comunidades carentes, a empresa conta com um exército de mil funcionários, que trabalham como voluntários no Programa. São os voluntários que escolhem as instituições onde o Nutrir será implantado. Quem deseja, também pode contribuir financeiramente. Para cada R$ 1,00 doado pelo funcionário, a Nestlé doa outro.

Os participantes têm abonadas oito horas de trabalho por mês. Os encontros de planejamento são feitos durante a semana e as atividades no sábado e domingo.

Ao chegar em uma comunidade, os voluntários incentivam o consumo de frutas e legumes, despertando as crianças com atividades lúdicas. O trabalho também é feito com as mães, que são orientadas e recebem receitas simples, fáceis e baratas de serem executadas.

Os voluntários lembram às famílias que não é preciso investir muito para ter uma boa alimentação. Além de que, uma dieta adequada e nutritiva, com todos os componentes necessários, contribui para a boa saúde e desenvolvimento das crianças.

Outra forma de divulgar o Nutrir foi através de parcerias da Nestlé com cooperativas e educadores, todos capacitados para difundir o programa. Em São Paulo, estas parcerias permitiram que o Nutrir chegasse a 80 instituições.

Atualmente, o programa já é desenvolvido em Araçatuba/SP, Camaguã/RS, Ibiá/MG, Itabuna/BA e Jacarepaguá/RJ. O trabalho da Nestlé chegou a ser premiado em junho deste ano com o Top Social 2001, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários