Notícias de saúde

Fundação Oswaldo Cruz expõe trabalho no Congresso Nacional

Belo Horizonte, 21 de Setembro de 2001 (Bibliomed). Moradores de Brasília e turistas têm até hoje à noite para visitar a exposição "Fundação Oswaldo Cruz: Ciência e Saúde a Serviço da Sociedade", no salão Negro do Congresso Nacional. Técnicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estão demonstrando ao público, em dois mini-laboratórios, como se fabricam vacinas e medicamentos.

A exposição foi aberta na última terça-feira e enfoca as principais contribuições da Fiocruz, o maior instituto de pesquisa biomédica da América Latina, desde o início do século XX. A mostra oferece ainda um laboratório da época de Oswaldo Cruz - o médico sanitarista que combateu as epidemias que assolaram o Brasil no início do século passado e deu nome à Fundação. Painéis, um módulo com as publicações e livros editados pela Fiocruz, e textos que contam a história da instituição também estão em exibição.

Os visitantes podem conhecer ainda as ações que a Fiocruz desenvolve nas áreas de pesquisa básica e aplicada, ensino, assistência hospitalar, formação de recursos humanos, controle de qualidade de produtos e produção de vacinas, medicamentos e kits para diagnóstico de várias doenças.

A Fiocruz é o maior produtor nacional de vacinas, com fabricação anual de 200 milhões de doses contra sarampo, paralisia infantil, meningites A e C, febre amarela e haemophilus tipo B (bactéria que causa meningite em bebês). A entidade também produz medicamentos que compõem o coquetel contra a Aids e já formou mais de 15 mil profissionais para os serviços de saúde.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários