Notícias de saúde

Onda de calor provoca mortes nos EUA

Belo Horizonte, 13 de Agosto de 2001 (Bibliomed).Uma forte onda de calor atingiu os Estados Unidos, na semana passada, provocando mortes e aumento da demanda no fornecimento de energia elétrica, com uso de ar-condicionado e refrigeradores.

Segundo órgãos de Defesa Civil Norte-Americana, 27 crianças morreram este ano em decorrência do calor. A maioria foi deixada dentro de veículos por poucas horas.

Quinze das 27 mortes relacionadas ao calor foram registradas no Missouri, sete delas na área de Kansas City. Entre os óbitos registrados estão o de um homem de 85 anos de idade e de uma mulher de 77 anos. Ambos foram encontrados em casa e não utilizavam ar-condicionado. Uma das mortes ocorreu com um garoto de apenas três anos que ficou dormindo no carro, enquanto seus pais foram à igreja.

Prefeituras pediram para moradores tomarem conta dos idosos e abriram prédios públicos com ar-condicionado à população. Em Washington, os turistas encontraram refúgio nos hotéis.

Em Nova Iorque, a prefeitura abriu as piscinas à noite. "Tirem o quanto de suas roupas puderem, vocês estão legalmente autorizados", disse o prefeito da cidade de Nova Iorque, Rudolph Giuliani. Os termômetros chegaram a 45°C, na semana passada, em Phoenix, Arizona.

Além de recomendarem o uso roupas com panos leves, os médicos orientam a população a ingerir bastante água. Ondas de calor muito acentuadas são capazes de elevar a temperatura do corpo, sendo necessário o aumento da ingestão de água para resfriá-lo, evitar a desidratação e o aquecimento excessivo.

A desidratação representa a diminuição do volume de água corporal produzido por aporte insuficiente ou aumento nas perdas de líquidos. Pode levar ao ressecamento da pele e de mucosas e ainda provocar taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), diminuição da produção de urina, entre outras alterações. As crianças e os idosos são mais susceptíveis e podem apresentar complicações sérias causadas pela desidratação.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários