Notícias de saúde

BRASIL: Clínica brasileira realiza pesquisa inédita de criação de óvulos

São Paulo, 21 de Março de 2001 (eHealthLA). Mulheres que não possuem óvulos ou cujos óvulos são de má qualidade têm chances reduzidas ou nenhuma probabilidade de gerar filhos.

No entanto, uma pesquisa inédita, em andamento na Clínica e Centro de Pesquisa em Reprodução Humana Roger Abdelmassih, em São Paulo, indica uma alteração nesse quadro, a partir da criação de óvulos em laboratório.

“O sucesso da experiência permitirá a formação de óvulos a partir de qualquer célula somática da paciente - superando, assim, a última barreira para os casais sem filhos”, afirma o médico Roger Abdelmassih, diretor da Clínica e especialista em reprodução humana.

A pesquisa é coordenada pelo médico húngaro Peter Nagy, diretor científico da Clínica, e desenvolvida em parceria com o médico checo Jan Tesarik, também especialista em reprodução humana.

Em março de 2000, enquanto faziam experimentos na área de transferência de núcleos de células, os dois chegaram a um óvulo formado a partir de uma célula, de uma paciente sem óvulos e do citoplasma de uma célula de uma doadora.

A experiência continuou: o óvulo foi fecundado pelo processo de fertilização in vitro. Em seguida, por questões éticas, o embrião foi congelado, pois é necessário pesquisar como a reprodução celular se processará antes de transferi-lo para o útero de uma paciente.

Os estudos de Nagy e Tesarik prosseguiram e avançaram. Neste momento, está sendo desenvolvida na Clínica pesquisa semelhante com vacas, em parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).

Resultado

Segundo Abdelmassih, nos experimentos com as vacas já houve formação de embrião e seu desenvolvimento foi acompanhado por 72 horas, mostrando o processo natural de divisão celular do animal e de seu desenvolvimento.

"Essa divisão é um grande indicador de que, se a experiência for realizada com gametas humanos, poderá chegar ao mesmo resultado", completa o especialista.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários