Notícias de saúde

BRASIL: Adolescência e Sexualidade em Debate na APM

São Paulo, 19 de março de 2001(eHealthLA). Como a juventude encara a sexualidade? Os jovens de hoje têm melhor preparo para enfrentar a primeira vez? As famílias brasileiras ainda encaram o sexo como um tabu ou tratam do assunto com mais liberdade com seus filhos? As transformações do corpo ainda chocam garotos e garotas? Qual a melhor maneira de ajudar o jovem a vencer os traumas da adolescência e os preconceitos sobre o sexo?

Estas e outras importantes questões estarão em debate na mesa redonda Adolescência e Sexualidade, a ser realizada na Associação Paulista de Medicina em 24 de março. Organizado pelo Comitê Multidisciplinar de Adolescência da APM e coordenado por sua presidente, a psiquiatra forense Dra. Isa Kabacznik, o evento tem o objetivo esclarecer verdades e mentiras que cercam as transformações orgânicas e psicológicas pelas quais todos os jovens passam e que tanto influenciam o comportamento e a formação da personalidade.

Temática

Na primeira parte do encontro, a Dra. Albertina Duarte, Coordenadora do Programa de Atenção Integral ao Adolescente no Estado de São Paulo, vai falar dos aspectos orgânicos das transformações desta fase; enquanto o Dr. Wimer Botura Júnior, psiquiatra, diretor da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, tratará da evolução da educação sexual.

De acordo com o Dr. Wimer, somente nos dias de hoje a educação volta-se para a sexualidade. "Antigamente educava-se para a não sexualidade, cerceando os sentimentos como sendo destrutivos. O resultado era a tentativa de extirpação da sexualidade, principalmente nas mulheres".

Na segunda parte do programa, o Dr. José Carlos Riechelmann, ginecologista, obstetra e sexologista, abordará os novos conceitos de sexualidade e o Dr. Luiz Cushnir, psiquiatra, coordenador do Centro de Estudos da Identidade do Homem e da Mulher (IDEN), irá debater a Questão dos Gêneros.

O evento é voltado, além dos profissionais da área de saúde, também ao público em geral interessado no assunto, como pais, familiares e os próprios adolescentes.

Data: Sábado, 24 de março

Horário: a partir das 8h

Local: APM - Rua Brigadeiro Luís Antonio, 278 – Bela Vista – São Paulo

Inscrições: (11) 3188-4251 c/ Solange

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários