Notícias de saúde

BRASIL: Pesquisadores Relacionam Auto-Estima com Bem Estar Físico

São Paulo, 8 de março de 2001(eHealthLA). Pesquisadores da Universidade da Califórnia analisaram 160 mulheres saudáveis de 30 a 46 anos pedindo que traçassem um auto-retrato, desenhando sua própria imagem em uma escada.

No alto, ela representaria uma boa posição na sociedade e, lá embaixo, os piores empregos e salários. Aquelas que se colocaram no degrau mais baixo, apresentaram uma taxa mais elevada de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e ao ganho de peso.

Já as mulheres seguras de si geralmente eram as que mantinham a silhueta, dormiam melhor e tinham melhor condicionamento físico.

Problemas com Auto-Estima tem Origem na Infância

Crianças pouco incentivadas na infância e que, por isso, não aprenderam a lidar com os seus erros e acertos, podem sofrer de baixa auto-estima na vida adulta. Essa doença, cada vez mais comum, pode ser diagnosticada quando se verifica que a pessoa não consegue enfrentar os problemas, evitando tudo e todos, fugindo das situações, dando desculpas e transferindo para os outros a responsabilidade por tudo de errado que lhe acontece.

Segundo a psicoterapeuta infantil Mírian Carvalho, de São Paulo, depressões fortíssimas, fobias, incapacidade de buscar saídas para os problemas e até dependência química estão na lista dos principais sintomas.

“A auto-estima baixa faz com que a pessoa, de forma inconsciente, se julgue incompetente por não saber administrar a sua capacidade, o seu poder interno”, explica. Essa doença psicológica, não escolhe sexo, idade ou classe social. "Todos nós estamos sujeitos a ela, depende, somente, da capacidade que temos de lidar com os problemas".

Para aumentar a auto-estima de seus pacientes, a especialista aconselha trabalhar o auto-conhecimento. Nesse processo, um dos pontos considerados fundamentais é saber lidar com as críticas e não se deixar magoar facilmente.

"Trabalho no sentido de o paciente entrar em contato com os seus recursos internos. É um exercício de tomada de consciência, tentando administrar o que pode ser aproveitado. O caminho é olhar para fora e ver como as pessoas lidam com os problemas", diz.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários