Notícias de saúde

Velocidade Aumenta Auto-Estima de Alguns Homens que Dirigem

NOVA YORK (Reuters Health) - Muitos motoristas negligentes, especialmente homens jovens, podem não estar realmente com medo. Na verdade, uma nova pesquisa demonstra que táticas de medo encorajam alguns motoristas a acelerar, mudar a direção bruscamente ou mostrar o que podem fazer com o carro.

Para alguns homens jovens, o aumento da auto-estima que obtêm ao dirigir em uma estrada pesa mais do que o risco de lesão e morte, de acordo com pesquisadores israelenses.

Em uma série de experimentos com 695 motoristas jovens do sexo masculino, os cientistas descobriram que mostrar aos homens um filme que retrata graficamente as consequências de dirigir sem segurança pareceu encorajar alguns deles a dirigir com negligência.

As descobertas de Orit Taubman, da Universidade Bar-Ilan, em Ramat Gan, e sua equipe estão publicadas na edição de dezembro de Current Directions on Psychological Science.

Muitos motoristas se colocam sob risco nas estradas, apesar de saberem que isso aumenta as chances de acidentes.

De acordo com Taubman, esse comportamento pode ser explicado em quanto da auto-estima do motorista está baseada em suas habilidades no volante.

No estudo, Taubman e sua equipe descobriram que homens que relacionavam o ato de dirigir a sua auto-estima tendiam a ignorar os perigos de guiar de modo negligente.

Num primeiro momento, os pesquisadores perguntaram aos homens a importância de dirigir em sua auto-estima. Depois, alguns homens responderam a uma série de perguntas que os forçava a considerar sua própria mortalidade.

Outros assistiram a um vídeo "ameaçador" que mostrava as consequências de um acidente automobilístico. Metade dos participantes não foram confrontados com a imagem da norte.

Depois, todos os homens tiveram sua tendência à negligência ao volante medida por um questionário ou em um simulador de direção.

Os estudos revelaram que as advertências de mortalidade produziram resultados opostos em homens que relacionaram o ato de dirigir a sua auto-estima. O vídeo, destacou Taubman, pode ter mostrado aos homens que existe uma demanda social pela direção de veículos com cuidados. Alguns homens podem aumentar sua auto-estima através da resistência à norma social.

De acordo com Taubman, pode ser hora de reavaliar campanhas de mídia que usam "ameaças" para fazer com que as pessoas mudem seus comportamentos.

"Despertar o medo da morte pode não ser, necessariamente, a maneira adequada de moderar ou mudar as atitudes e os comportamento de risco", afirmou o pesquisador.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários