Notícias de saúde

Degeneração Macular: Universidade Mostra Novo Tratamento

Um novo tratamento para a perda da visão provocada pela degeneração macular relacionada à idade foi apresentado pelo Instituto da Visão da Universidade Federal de São Paulo. A doença atinge no Brasil cerca de 1 milhão de pessoas acima de 50 anos. Os tratamentos disponíveis , até recentemente, apresentavam poucos resultados e acarretavam uma série de efeitos colaterais

Segundo informações do Instituto da Visão, o desenvolvimento da droga Visudyne pela Ciba Vision é aplicada pela terapia fotodinâmica durante o tratamento em 15 sessões no próprio consultório. A terapia fotodinâmica tem duas fases. A primeira se dá através da aplicação do Visudyne (composto do fotossenbilização denominado verteporfirina), nas veias do paciente e após circular pelo sistema vascular, a droga se concentra nos vasos afetados.

Na segunda fase , o globo ocular recebe um laser (frio) não-térmico que desencadeia uma reação da droga e libera oxigênio ativo e promove o fechamento dos vasos doentes sem afetar os saudáveis.

A degeneração macular relacionada à idade se caracteriza pelo crescimento anormal dos vasos sangüíneos sob a retina e pode levar a cegueira. Se for diagnosticada precocemente, é possível parar o avanço da degeneração. O novo tratamento, além de interromper o processo degenerativo preserva a retina. Em torno de 20% dos pacientes tratados apresentaram melhoras. De acordo com estimativas de vários especialistas, existem no mundo mais de 25 milhões portadoras da doença em sua forma mais grave ou úmida. Além disso, mais de 500 mil pessoas a cada ano desenvolvem este tipo de degeneração.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários