Notícias de saúde

Causa de degeneração macular relacionada à idade pode ter sido descoberta

14 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). A degeneração macular relacionada à idade é uma doença incurável que afeta uma em cada 50 pessoas acima dos 50 anos e 5 pessoas acima dos 85. A mácula é a parte central da retina, responsável pelos detalhes no centro do campo de visão. A doença dificulta funções simples como dirigir, ler e reconhecer pessoas. Fatores de risco envolvem fumar, ter pressão alta e histórico familiar da doença.

Não se sabe o que causa a doença, mas pesquisadores descobriram que pode haver uma relação entre a enzima DICER1, que causa danos à retina quando para de funcionar. A equipe notou que essa enzima era menos ativa na retina de pessoas que sofrem de degeneração macular seca. Eles fizeram também um experimento com ratos. Ao desativar o gene dos ratos responsável pela enzima, as células das retinas dos animais foram danificadas. Esses experimentos levaram os cientistas à descoberta de que a DICER1 destrói um tipo de material genético (chamado Alu RNA) que é tóxico à retina e leva à sua morte.

O professor Jayakrishna Ambati da Universidade de Kentucky vê muito potencial na pesquisa e diz que a descoberta abre muitas portas para pesquisas. “Primeiro, nós precisamos identificar as várias classes de moléculas que podem ou aumentar os níveis de DICER 1 ou bloquear o Alu RNA para que eles possam ser avaliados em experimentos clínicos. Segundo, nós precisamos entender mais sobre os processos biológicos que levam à redução dos níveis de DICER1 e à fonte precisa das transcrições de Alu RNA”, ele explica.

A porta-voz da Macular Disease Society afirma que “Essa é uma pesquisa muito interessante que nos dá outro pedaço valioso do quebra cabeça da degeneração macular. Não muda nada para os pacientes imediatamente, mas pode levar a novos tratamentos à longo prazo”.

Fonte: BBC Health 6 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários