Notícias de saúde

BRASIL: FUNASA Irá Contar com a Aeronáutica para Vacinação na Amazônia

São Paulo, 21 de Fevereiro de 2001(eHealthLA). A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Aeronáutica irão definir ações conjuntas para garantir a vacinação da população residente em áreas de difícil acesso, em reunião marcada para os dias 21 e 22 de fevereiro, em Manaus (AM). Além das metas de vacinação para esse ano, também serão avaliadas as atividades desenvolvidas no ano passado.

As missões aéreas de multivacinação fazem parte das estratégias do Programa Nacional de Imunização (PNI), da FUNASA, para vacinar 100% das crianças menores de um ano de idade. O objetivo é controlar ou erradicar doenças evitáveis por meio de vacinas em locais onde o acesso é possível apenas por transporte aéreo, como aldeias indígenas e localidades ribeirinhas em época de seca, quando os rios não permitem a navegação.

Parceria

A parceria com a Aeronáutica garante o atendimento das comunidades do Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Roraima. As equipes de trabalho são formadas por enfermeiros, médicos, assistentes sociais e antropólogos, entre outros profissionais. O trabalho tem o apoio das prefeituras, de missões religiosas, organizações não governamentais e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

PNI

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), criado há 27 anos, possibilitou ao Brasil a erradicação da poliomielite em 1989. Em 1994, a Organização Panamericana de Saúde, OPAS, emitiu o Certificado de Erradicação da Poliomielite para as Américas, incluindo o Brasil. Hoje, doenças que afligiam milhares de crianças brasileiras estão controladas, entre elas as formas graves de tuberculose, tétano, coqueluche, difteria, rubéola e caxumba.

Além de ampliar a variedade dos imunobiológicos oferecidos à população, em 26 mil postos espalhados pelo país, o PNI implantou a vacinação de adultos, principalmente para mulheres em idade fértil e idosos a partir de 60 anos. Setenta e cinco por cento da quantidade de vacinas consumidas no país são produzidas em laboratórios nacionais.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários