Notícias de saúde

Europa Anuncia Plano de US$ 1 Bilhão Contra Vaca Louca

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Européia propôs na terça-feira um pacote de emergência, que custará quase 1 bilhão de dólares, de medidas para o setor de carne bovina, e estendeu até o fim do ano o plano de sacrifício de gado, depois do mais recente surto da doença da vaca louca.

"O mercado de carne bovina está em crise profunda, os preços caíram drasticamente", disse o comissário de Agricultura da União Européia, Franz Fischler, no Parlamento Europeu. "Eis a razão de instaurarmos esse plano com sete pontos."

O programa de sacrifício, em que o gado excedente mais velho é exterminado, que originalmente terminaria em julho, vai agora ser realizado até o fim do ano, disse ele.

O plano também inclui a aplicação de mais verbas na produção orgânica de pasto.

O dinheiro para financiar o plano deve sair do orçamento da União Européia para a agricultura, que é de quase 40 bilhões de dólares por ano, segundo autoridades. Isso quer dizer que pode haver cortes no financiamento da produção de outros setores, principalmente de cereais.

Fischler também apresentou medidas de longo prazo, criadas para reduzir a produção de carne e restaurar o equilíbrio do mercado. Elas incluem a alteração das regras para a ajuda da UE, dando ênfase aos métodos de criação de gado não-intensivos.

Os temores da doença da vaca louca, ou BSE (encefalopatia espongiforme bovina), devastaram a demanda pela carne bovina. O consumo caiu em até 50 por cento na Alemanha e mais de 20 por cento em média na UE.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2001 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários