Notícias de saúde

México Deve Banir Carne Brasileira por Medo da Vaca Louca

05 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). O México está prestes a banir a carne brasileira na sexta-feira -- seguindo a decisão do Canadá e dos Estados Unidos, seus parceiros do Nafta -- em um esforço continuado para proteger a nação contra a doença da vaca louca, disse um funcionário da secretaria da Agricultura do México.

O diretor de Saúde Animal, Juan Garza Ramos, disse à Reuters em entrevista que o país imporia a proibição porque alguns produtos brasileiros à base de carne foram supostamente colocados em contato com carne européia, onde os registros de casos da doença da vaca louca são mais frequentes.

"Estamos esperando por uma confirmação por telefone (dos Estados Unidos e do Canadá) para estabelecer uma política conjunta de restrições", disse Garza. O Canadá anunciou nesta sexta-feira proibição à importação da carne brasileira e a expectativa era de que os Estados Unidos também seguissem a decisão de seu vizinho.

Na terça-feira, o México, que, com os EUA e o Canadá, forma o Nafta, Tratado de Livre Comércio para a América do Norte, tomou uma medida com seus vizinhos da América Central para estabelecer controles tarifários que proibirão uma série de produtos que contenham carne européia. A doença da vaca louca, também conhecida como encefalopatia espongiforme bovina, afetou os mercados de carne na Europa depois que os consumidores passaram a preferir outros produtos para evitar a doença.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários