Notícias de saúde

BRASIL: Diagnóstico da Esquizofrenia Pode Vir Através do Sangue

São Paulo, 6 de Fevereiro de 2001 (eHealthLA). Cientistas israelenses acreditam ter encontrado um modo de diagnosticar a esquizofrenia, distúrbio que afeta a percepção da realidade e leva o paciente a ter delírios e alucinações.

A descoberta da equipe da professora Sara Fuchs, do Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, baseia-se em trabalhos que relacionam a doença à superatividade da dopamina, neurotransmissor que atua no controle das emoções.

A cientista comparou amostras de células de defesa de pessoas doentes e sadias e concluiu que no sangue dos esquizofrênicos há, em média, 3,6 vezes mais moléculas capazes de fabricar dopamina.

A esquizofrenia é um distúrbio psiquiátrico em que há alterações mentais. Segundo Mário Rodrigues Louzã Neto, coordenador do Projeto de Estudos da Esquizofrenia, do Hospital das Clínicas de São Paulo, não se conhece as causas da doença, mas alguns acreditam que estejam ligadas a traumas no nascimento ou contaminação por vírus.

“Nos esquizofrênicos, a dopamina, substância que participa das transmissões de informações entre os neurônios no cérebro, existe em excesso”, explica.

A partir da manifestação da doença, os esquizofrênicos deixam de se ligar afetivamente, não têm iniciativa, têm dificuldade para se relacionar com os outros, acreditam que são outra pessoa, vêem coisas que não existem e ouvem vozes imaginárias. Em geral, as crises começam entre os 18 e 20 anos para os homens e dos 24 aos 30 anos para as mulheres.

Diagnóstico

A causa desse mal ainda é um mistério e o método atual para determinar sua existência é a observação clínica do indivíduo por seis meses, no mínimo. Isso acontece porque os sintomas são, muitas vezes, transitórios. Só depois desse período o médico pode iniciar o tratamento. Para Louzã Neto, a pesquisa israelense tem bons indícios, mas o diagnóstico por teste de sangue ainda não é uma realidade.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários