Notícias de saúde

Rio Tem 1.135 Casos Notificados de Dengue

02 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). O Estado do Rio de Janeiro notificou desde o início do ano 1.135 casos de dengue, informou a Secretaria Estadual de Saúde na quarta-feira.

Desse total 724 casos foram notificados no município de Niterói, 293 no município de Três Rios e os demais 118 estão distribuídos entre 21 municípios.

Dos casos notificados em Niterói, 234 têm resultados laboratoriais, sendo que 116 foram confirmados, segundo a secretaria. Também foram confirmados cinco casos de dengue de tipo hemorrágica no município e há também outros sete casos suspeitos.

A secretaria lembra que até o momento só foi detectado de dengue de tipo 3 no Estado, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense.

Para o secretário Estadual de Saúde, Gilson Cantarino, esse quadro ainda não caracteriza uma epidemia no Rio de Janeiro, porque as notificações estão concentradas basicamente na região oceânica de Niterói.

"Além disso estamos no verão, quando há possibilidade de aumento de casos de dengue."

O ministro da Saúde, José Serra, esteve na quarta-feira no Rio e afirmou que a situação não é tão preocupante como em outras regiões do país.

"No momento temos que nos concentrar no Estado do Acre", disse Serra.

A dengue é transmitida pelo mosquito "Aedes aegypti", que se infecta ao picar humanos contaminados pela doença. A principal forma de combate é o controle desse vetor através de pulverização de veneno e eliminação de locais com acúmulo de água que possam servir para reprodução de larvas.

Os principais sinais são febre, dores nas articulações e musculares, prostração intensa, dor retro-orbital (parte posterior dos olhos), manchas hemorrágicas e erupções cutâneas.

Vômito e dores abdominais são sinais de piora da doença, e os casos graves geralmente chamados hemorrágicos podem levar à morte por choque (queda de pressão sanguínea) que nem sempre é proporcional à perda de sangue.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários