Notícias de saúde

BRASIL: Higiene Bucal Deve Começar no Ventre Materno

São Paulo, 23 de Janeiro de 2001 (eHealthLA). Os pais têm de estar atentos à higiene bucal do bebê antes mesmo da criança nascer. Segundo odontopediatra Paulo Nelson Filho, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, tanto os dentes de leite quanto os permanentes começam a ser formados na gravidez. “Carências nutricionais da mãe podem causar problemas de formação e mineralização dos futuros dentes”, explica o especialista.

A grande vilã até os 3 anos é a cárie de mamadeira, que ataca bebês alimentados com mamadeiras adoçadas, principalmente à noite. Segundo os especialistas, a falta de informação é o que mais contribui para o surgimento de doenças como essa. Os dentes incisivos superiores são os mais atingidos, mas a cárie de mamadeira se espalha pelos outros dentes com mais facilidade do que a cárie comum. Só os incisivos inferiores são preservados pela proteção da língua, que impede o contato com o açúcar.

Além de dolorosa, a doença dificulta a alimentação e pode levar à desnutrição. Para evitá-la, a saída é a prevenção. A primeira visita ao dentista deve ser feita assim que os primeiros dentes aparecem para que a mãe e a criança aprendam a rotina de prevenção.

Escova de Dentes

Uma pesquisa da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, mostra que a saúde da boca começa pela higiene da escova de dentes. Segundo o estudo, a melhor maneira de limpar o objeto é mergulhá-lo durante a noite numa solução anti-séptica. “Lavar com água de torneira não é suficiente para eliminar por completo os vírus e as bactérias que podem estar alojados nas cerdas após a escovação", diz o odontopediatra Paulo Nelson Filho, autor do trabalho.

Copyright © 2001 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários