Notícias de saúde

Jet Lag Pode Estar Ligado à Hora das Refeições

22 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). A hora das refeições pode ser um fator-chave para tornar o jet lag, um desequilíbrio no ritmo circadiano normal devido a viagens longas, mais suportável, sugere uma nova pesquisa.

O estudo analisou ratos famintos e não pessoas cansadas, mas os cientistas disseram que suas descobertas sobre como o relógio biológico funciona podem ser aplicadas a pessoas que viajam longas distâncias e trabalhadores de turno que têm seus padrões de sono alterados.

"As maiores reclamações de trabalhadores de turno e pessoas que viajam para fuso horário diferente normalmente envolvem sintomas gastrintestinais, que podem ser aliviados com uma atenção cuidadosa à hora das refeições", de acordo com Michael Menaker, da Universidade de Virgínia, em Charlottesville, e uma equipe internacional de pesquisadores que apresentaram suas descobertas na edição de 19 de janeiro da revista Science.

O relógio biológico principal está localizado no cérebro e funciona com base na luz do dia e na escuridão da noite, mas existem ainda relógios secundários nos órgãos do corpo.

Em experimentos em ratos, os pesquisadores descobriram que submeter os animais a um horário alimentar rígido alterou o "relógio" em seu fígado. Essa mudança no relógio do fígado ocorreu sem nenhuma alteração no relógio principal no cérebro, de acordo com o estudo.

Mas "animais são animais, e humanos são humanos. Não confunda os dois", disse um especialista em relógio biológico.

Michael H. Smolensky, da Universidade do Texas, em Houston, disse que há muito tempo pesquisas vêm demonstrando diferenças em como a restrição alimentar afeta os relógios biológicos de animais e humanos. A hora em que o alimento está disponível, em vez do ciclo dia-noite, pode dominar nos animais. Já os ritmos biológicos humanos são mais estáveis.

"Acreditamos que o ciclo dia-noite é o principal no controle de nossas funções biológicas", disse Smolensky.

Não há evidência de que a hora das refeições altera os relógios biológicos de humanos, mas um melhor planejamento do menu pode ajudar a indigestão de trabalhadores de turno, de acordo com Erhard Haus, da Universidade de Minnesota, em St. Paul.

Haus, que estuda os ritmos circadianos humanos há muitos anos, disse à Reuters Health que é importante manter o mesmo número de horas entre as refeições, apesar das horas de trabalho. E não importa a hora em que os trabalhadores acordam, eles devem tratar a primeira refeição como o café da manhã, acrescentou Haus.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários