Notícias de saúde

Dormir pouco pode favorecer o ganho de peso

06 de junho de 2012 (Bibliomed). Quando não respeitamos o nosso relógio biológico, a consequência pode não ser apenas sonolência ao longo do dia. De acordo com um novo estudo, isso pode favorecer também o ganho de peso.

“Nós identificamos uma síndrome na sociedade moderna que não foi reconhecida até recentemente Ela corresponde a uma discrepância crescente entre o timing diário do relógio fisiológico e o relógio social. Como resultado desse “jet-lag”, as pessoas estão cronicamente privadas de sono”, explica o pesquisador Till Roennemberg, da Universidade de Munique na Alemanha.

Ele explica também que as pessoas “têm mais probabilidades de fumarem e beberem mais álcool e cafeína. Agora, nós mostramos que o jet-lag social também contribui para a obesidade”.

Os ciclos cicardianos, que controlam o ritmo do corpo, não são facilmente adaptáveis. Eles são, por exemplofortemente ligados à luz do sol. Assim, quando deixamos de prestar atenção a esse ritmo, podemos estar prejudicando nossa saúde.

O estudo de Roennemberg analisa dados sobre comportamento de sono de diversas pessoas há dez anos. A pesquisa ainda está em andamento, mas os pesquisadores já coletaram diversas informações, inclusive sobre o peso dos participantes.

A análise mostra que pessoas com jet-lag social têm maiores chances de estarem acima do peso. “Acordar com um alarme é uma faceta relativamente nova das nossas vidas. Isso simplesmente significa que nós não temos dormido o suficiente e que essa é a razão para nós estarmos cronicamente cansados. Bom sono e sono suficiente não são um desperdício de tempo, mas uma garantia de melhor desempenho no trabalho e mais diversão com amigos e família fora do horário de trabalho. E cinturas mais finas também”, completa Till.

A pesquisa foi publicada no periódico Current Biology.

Fonte: Indo Asian News Service, 11 de maio de 2012.