Notícias de saúde

Depressão poderia estar ligada a um “jet lag interno”

02 de outubro de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, descobriram que jovens com depressão podem apresentar uma espécie de “jet lag interno”, em que diferentes relógios biológicos do corpo ficam fora de sincronia, mesmo sem mudanças de fuso horário. O estudo, publicado no Journal of Biological Rhythms, analisou 69 jovens entre 16 e 35 anos em acompanhamento em serviços de saúde mental.

A pesquisa avaliou três marcadores do ciclo circadiano — temperatura corporal, melatonina e cortisol — que regulam o sono, a vigília e o funcionamento diário do organismo. O resultado mostrou que 23% dos pacientes tinham dois ou mais desses ritmos corporais desajustados entre si, caracterizando o que os pesquisadores chamam de “jet lag interno”.

Além disso, o estudo identificou uma correlação entre o grau de desalinhamento do corpo e a gravidade dos sintomas depressivos. Em particular, jovens cujas variações de temperatura corporal estavam adiantadas em relação aos outros ritmos apresentaram maiores níveis de depressão.

Embora a pesquisa não comprove que esse desalinhamento seja a causa da depressão, os cientistas acreditam que ele pode ser uma nova chave para entender e tratar transtornos do humor, como depressão e transtorno bipolar. O estudo sugere que ajustar os ritmos biológicos — por meio de luz, sono ou terapias específicas — pode se tornar uma abordagem complementar no tratamento da saúde mental.

Fonte: Journal of Biological Rhythms. DOI: 10.1177/07487304251349408.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários