Notícias de saúde

França Inicia Teste da Vaca Louca em Gado com Mais de 30 Meses

03 de Fevereiro de 2001 (Bibliomed). A França iniciou os testes para a doença da vaca louca em todo o gado com mais de 30 meses de idade na terça-feira, seis meses antes do prazo obrigatório da União Européia, de 1o de julho.

O ministro da Agricultura, Jean Glavany, disse que a França começou os exames no gado mais velho para a ecefalopatia espongiforme bovina (BSE) por causa de desequilíbrios no mercado de carne.

"Uma vez que a decisão foi tomada na UE de testar ou sacrificar todo o gado com mais de 30 meses de idade, tornou-se muito difícil vender animais que tenham passado dessa idade", disse ele em uma entrevista ao jornal Humanité.

A França espera submeter a testes 20 mil animais por semana. Cientistas acreditam que doença fatal degenerativa do cérebro pode ser transmitida a humanos através de carne contaminada.

"Temos a capacidade de realizar milhares de testes a partir do início de janeiro", disse Glavany.

Ministros da Agricultura aprovaram no mês passado um programa para sacrificar todo o gado com mais de 30 meses que não tenha sido submetido a testes de BSE, a fim de mantê-lo fora da cadeia alimentar. Até 1 milhão de cabeças de gado serão atingidas pelo programa, que custará mais de 1 milhão de euros.

Na França, os animais que forem considerados saudáveis poderão ser vendidos para alimentação. Os animais infectados serão sacrificados, juntamente com todos os animais do mesmo rebanho.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários