Notícias de saúde

Emagrecer Pode Melhorar Respiração de Obeso com Asma

29 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Mesmo a perda de apenas algumas gramas pode aliviar a dificuldade respiratória em pessoas acima do peso que têm asma, afirmaram pesquisadores finlandeses.

Há muito tempo, os médicos acreditam que a asma e a obesidade estão relacionadas. Nos últimos anos, a evidência de que a obesidade pode ser uma causa da asma vem aumentado, mas alguns médicos afirmam que a asma -- ao incentivar pessoas a evitar a prática de exercícios -- pode causar a obesidade.

Em um esforço para esclarecer a relação, Katri Hakala e sua equipe, do Hospital Universitário de Helsinque, estudaram 14 pacientes obesos com asma que adotaram uma dieta com poucas calorias durante um período de oito semanas. A perda de peso variou entre 8 e 18 quilos, com uma média de quase 14 quilos.

Os pesquisadores observaram e mensuraram a asma dos pacientes antes e depois da perda de peso.

Na edição de novembro de Chest, os cientistas afirmaram que a perda de peso nos pacientes obesos melhorou a obstrução das vias aéreas e o fluxo expiratório máximo, características importantes da asma.

À medida que os pacientes perderam peso, seus valores de fluxo máximo melhoraram significativamente, de acordo com Hakala e sua equipe.

Outro indicador da melhora da asma foi o fato de que a diferença nas medidas desse fluxo máximo entre a noite e o dia caiu de 5,5 para 4,5 por cento.

Os mecanismos por trás dessa melhora não são claros, mas os pesquisadores sugerem que provavelmente uma melhora no volume pulmonar está envolvida. Hakala e sua equipe destacaram que normalmente pessoas obesas sofrem de um tipo de respiração acelerada e superficial que pode estar relacionada.

A asma também envolve a inflamação das vias aéreas e os cientistas acreditam que a perda de peso também pode melhorar esse aspecto.

Mais estudos serão necessários para esclarecer porque a perda de peso melhora a asma, mas, enquanto isso os pesquisadores finlandeses sugerem que "os pacientes obesos se beneficiam...mesmo de uma perda de peso pequena".

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários