Notícias de saúde

Exercícios aeróbicos melhoram a evolução de pacientes com asma

31 de julho de 2015 (Bibliomed). Exercícios aeróbicos podem ajudar a melhorar os quadros de asma, de acordo com um estudo brasileiro publicado online na revista Thorax.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo analisaram os resultados de 43 pessoas, com idades entre 20 e 59 anos, com quadros de asma moderada a grave. Os pacientes foram selecionados aleatoriamente para fazer 30 minutos de exercícios de respiração yoga duas vezes por semana, ou os exercícios respiratórios, mais uma sessão de esteira por 35 minutos duas vezes por semana.

Após três meses, os pesquisadores verificaram que aqueles pacientes no grupo de exercícios na esteira mostraram maiores reduções na gravidade da asma e melhoria na sua qualidade de vida. Os níveis de interleucina 6 e proteína 1 quimioatrativa de monócitos também caiu para nas pessoas envolvidas em exercícios mais rigoroso.

Os resultados sugerem que a adição de exercícios como terapia adjuvante ao tratamento farmacológico pode melhorar as principais características de asma.

Fonte: Thorax doi:10.1136/thoraxjnl-2014-206070

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários