Notícias de saúde

Bill Clinton Regulariza Planos de Saúde Privados

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos EUA, Bill Clinton, deve promulgar na quarta-feira a primeira lei federal da história do país a regular planos de saúde privados -- a nova disposição visa proteger a privacidade de pacientes, esperando impedir que planos de saúde e outros grupos vendam a ficha médica de seus associados.

Membros da Casa Branca (sede do governo norte-americano) disseram que a nova lei iria dar maior controle aos pacientes sobre suas fichas, fixaria regras quanto ao uso e distribuição de informações a respeito de pacientes e iria punir planos de saúde e sites que divulgassem fichas médicas sem o consentimento do associado.

Advogados da área de proteção à privacidade receberam bem a nova lei, que Clinton irá promulgar na quarta-feira, um mês antes de deixar seu cargo.

"A lei envia uma mensagem clara aos consumidores de que têm o direito de saber com antecedência sobre quem tem acesso à sua ficha médica e como ela será usada", disse Sam Karp, da Fundação HealthCare, da Califórnia (EUA).

A fundação divulgou um estudo no ano passado acusando sites de divulgar informações sobre a saúde de pacientes apesar da promessa de proteger a privacidade deles.

A nova lei aplica-se aos planos e seguradoras de saúde. Mas o governo reconheceu que a regulamentação é limitada e afirmou que Clinton iria pedir que o Congresso aprovasse no próximo ano um projeto intensificando a proteção e tornando mais rígidas as penas.

Não se sabe ainda, porém, se o presidente eleito George W. Bush e os líderes republicanos do Congresso irão levar adiante a iniciativa do atual dirigente norte-americano, democrata.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários