Notícias de saúde

Pasta Picante Para Temperar Sushi Pode Combater Cáries

Por Anne Harding

NOVA YORK (Reuters Health)
- O wasabi, a pasta verde picante usada para temperar o sushi, pode combater cáries impedindo que as bactérias se depositem nos dentes e nas gengivas, de acordo com um estudo.

Em um ensaio em laboratório, pesquisadores japoneses descobriram que os compostos que dão ao wasabi seu sabor podem impedir que as bactérias causadoras da cárie grudem nos dentes.

Provavelmente isso ocorre porque esses compostos, conhecidos como isotiocianatos, inutilizam a molécula que converte o açúcar na substância que ajuda as bactérias a se depositarem nos dentes, disse Hideki Masuda à Reuters Health.

Masuda apresentou sua pesquisa na semana passada durante o Congresso Internacional de Química das Sociedades da Bacia do Pacífico, em Honolulu, Havaí. Masuda é diretor dos Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais da empresa Ogawa, no Japão.

A pesquisa em laboratório sugere que o wasabi possui outros benefícios à saúde, afirmou Masuda. A raiz forte inibe o crescimento de células cancerosas em ensaios laboratoriais, impede que as plaquetas formem coágulos sanguíneos e pode até mesmo combater a asma. E, no usa como condimento para temperar sushi ou sashimi, o wasabi tem propriedades antimicrobianas.

O wasabi é feito da maceração dos caules da planta "Wasabia japonica" até se formar uma pasta. Essa planta pertence à mesma família de vegetais como brócolis, repolho e mostarda. O sabor forte dessas hortaliças vêm de substâncias químicas chamadas isotiocianatos, que se acredita ser o que dá à pasta o poder de combater as cáries.

O sabor forte do wasabi impede que as pessoas usem grandes quantidades da pasta em uma única refeição, mas Masuda disse à Reuters Healt que acredita que seria uma boa idéia que as pessoas usem esse tempero com frequência.

De acordo com Masuda, seu próximo objetivo é confirmar as descobertas laboratoriais em estudos em animais e humanos. Masuda disse que espera que os isotiocianatos possam ser incorporados em produtos de consumo como pastas de dente.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários