Notícias de saúde

Gene Mutante dá Vida Mais Longa à Mosca

NOVA YORK (Reuters Health) - Uma pesquisa mostrou que a restrição moderada de calorias pode prolongar a vida dos mamíferos. As razões ainda são desconhecidas, mas um novo estudo com moscas da fruta pode esclarecer um pouco o assunto.

Cientistas constataram que mutações em um gene associado ao metabolismo chamado "Indy" (do inglês, I'm not dead yet -- ainda não estou morto) podem dobrar a expectativa de vida da mosca da fruta.

Além do mais, as moscas de vida longa conservam sua capacidade física, medida pela sua fertilidade e habilidade de voar.

Apesar de ser "difícil medir a qualidade de vida de uma mosca", as descobertas indicam que as mutações no Indy podem possibilitar uma vida mais longa e saudável, disse à Reuters Health um dos autores do estudo, Robert A. Reenan.

O trabalho da equipe de Reenan, do Centro de Saúde da Universidade de Connecticut, em Farmington, foi publicado na edição de 15 de dezembro da revista Science.

Não se sabe ao certo o significado desses resultados para os seres humanos, mas, segundo Reenan, em última análise já se pode pensar no desenvolvimento de uma droga capaz de limitar a atividade do Indy e aumentar a expectativa de vida.

O gene Indy se expressa no intestino tanto das moscas de fruta quanto em mamíferos e está envolvido no transporte de certos nutrientes. Segundo Reenan, sua equipe levantou a hipótese de que as mutações do Indy prolongam a vida ao alterar o metabolismo assim como as dietas alteram a forma com que o corpo usa a energia. "Acreditamos que ele imita a restrição de calorias", explicou o pesquisador.

O próximo passo é descobrir exatamente o que ocorre com o metabolismo das moscas com o Indy mutante, segundo Reenan. A pesquisa sobre a mutação do Indy pode ajudar os cientistas a entender melhor a ligação entre equilíbrio de energia e envelhecimento, indicaram os autores.

"Talvez não precisemos comer menos, talvez só precisemos reduzir o consumo das coisas que o Indy transporta", disse Reenan.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários