Notícias de saúde

Programa Antifumo dos EUA Reduz Mortes por Doença Cardíaca

NOVA YORK (Reuters Health) - A campanha agressiva contra o fumo na Califórnia reduziu as mortes por doenças cardíacas em 33 mil entre 1988 e 1997, informaram pesquisadores.

As conclusões acompanham as estatísticas do governo anunciadas no mês passado mostrando que o programa reduziu os casos de câncer do pulmão em 14 por cento durante o mesmo período.

Os pesquisadores Stanton Glantz e Caroline Fichtenberg, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, observaram que o risco aumentado de doença cardíaca associado ao fumo caiu rapidamente depois que a pessoa parou de fumar.

Dessa forma, poderia se esperar que um programa que reduz os níveis de fumo tivesse um rápido impacto nos índices de doença cardíaca.

O estudo dos pesquisadores confirmou essa ligação, mostrando que "o programa foi associado a 33 mil mortes por doença cardíaca a menos ...que o número que poderia ser esperado se a tendência anterior (de mortes) por doença do coração na Califórnia tivesse continuado".

O estudo foi publicado na edição de 14 de dezembro do New England Journal of Medicine.

Usando técnicas de padronização estatística, os pesquisadores foram capazes de verificar como o consumo de cigarro e as taxas de doença do coração mudaram ao longo do tempo. "Em 1997, a taxa de consumo per capita de cigarro na Califórnia foi 21 por cento menor que a taxa prevista", explicaram os autores do estudo.

O programa antifumo agressivo da Califórnia começou a fazer efeito em 1989. Glantz e Fichtenberg afirmaram que o programa foi especialmente eficaz antes de 1992, depois deste período foram feitos cortes no programa.

Para os pesquisadores, esses cortes provavelmente foram responsáveis por 8.300 mortes que não deveriam ter ocorrido se o programa tivesse ficado intacto.

"Nossos resultados mostram que programas de controle do tabaco agressivos e em larga escala salvam vidas", disse Glantz em declaração. "Também mostram que existe um preço humano real a ser pago quando a indústria do tabaco consegue convencer políticos para fazer cortes e largar estes programas", avaliou o especialista.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários