Notícias de saúde

Brasil: Ministério da Saúde Considera a Obesidade Epidemia no País

São Paulo, 15 de Dezembro de 2000(eHLA). No Brasil, 30 por cento da população adulta feminina e 26 por cento dos homens adultos são obesos ou têm excesso de peso. Os dados são da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Segundo Amélio Godoy de Matos, presidente da entidade, os endocrinologistas brasileiros estão preocupados em deter o aumento da obesidade no país. "A obesidade é uma doença letal e o Ministério da Saúde já considera a existência de uma epidemia no Brasil", explica.

Para auxiliar nessa tarefa, os especialistas confiam no avanço da pesquisa genética, que poderá ajudar a identificar e orientar as pessoas com predisposição à doença. As novidades para tratar a obesidade vêm de estudos da resposta genética humana às mudanças ambientais. "A presença de determinadas variações genéticas entre as pessoas não determinariam a doença, mas seriam responsáveis pela resposta ao ambiente que cada pessoa apresentará", diz Godoy.

Considera-se obesa a pessoa que tem índice de massa corporal igual ou maior que 30, uma média entre a altura e o peso que pode ser calculada dividindo-se o peso (em quilos) pela altura (em metro) elevada ao quadrado. A existência de receptores variantes para a cortisona, por exemplo, poderia favorecer a deposição de gordura abdominal a partir do estímulo do estresse sobre o eixo hipotálamo-hipófise-supra-renal, glândula produtora da cortisona. "Provavelmente temos genes que nos defendiam da escassez de alimentos. Hoje, o ambiente mudou e os genes favorecem o aumento de peso", explica o endocrinologista.

Novas técnicas como a de videolaparoscopia aplicadas a cirurgias de redução do estômago, também auxiliam na luta contra a doença. "Essas intervenções são indicadas para casos de obesidade severa ou quando o excesso de peso compromete diferentes aspectos da saúde da pessoa. A videolaparoscopia torna o procedimento menos traumático por evitar o corte de músculos, reduzindo o risco para o paciente e o período de internação", completa.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários