Notícias de saúde

Celera Vai Publicar Descobertas do Genoma Humano

Por Maggie Fox

WASHINGTON (Reuters)
- A Celera Genomics, empresa que ajudou a liderar o trabalho de sequenciamento do genoma humano, disse que submeteu suas descobertas à revista Science e que elas devem ser publicadas no início do próximo ano -- mas não da maneira tradicional.

O consórcio público do sequenciamento do genoma humano, liderado pelo Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano (NHGRI), pretende publicar suas descobertas ao mesmo tempo que a Celera e submeteu suas descobertas a uma publicação, cujo nome ainda não foi revelado, na quinta-feira, de acordo com uma porta-voz.

Todo o sequenciamento público estará disponível para consulta de livre acesso. O sequenciamento da Celera também será tornado público, mas sob restrições especiais, de acordo com a revista Science, uma das duas principais publicações científicas do mundo.

Como a Celera está preocupada com o uso das informações por concorrentes, os usuários dos dados levantados pela Celera terão que assinar um documento com o compromisso de não revendê-las, disse a Science, revista publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS).

A AAAS afirmou que irá manter todo o banco de dados do genoma humano, no caso da Celera voltar atrás em sua promessa de tornar o material de domínio público.

"A Science concluiu que esse acordo de acesso representa uma excelente solução para cientistas, sem restringir o desenvolvimento comercial subsequente pela empresa", disse o editor-chefe da revista, Donald Kennedy, em um comunicado.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários