Notícias de saúde

Dentição Pode Confundir Mães Sobre Doenças do Bebê

Por Suzanne Rostler

NOVA YORK (Reuters Health)
- Muita saliva, tosse, choro, diarréia, erupções na pele, febre e noites mal dormidas podem ser relacionados à dentição do bebê. Mas, na maioria das vezes, estes chamados sintomas não tem nenhuma relação com o nascimento do primeiro dente do bebê, afirmaram pesquisadores.

"Parece ser provável que a dentição é o bode expiatório de muitos outros eventos ocorrendo entre os 6 e 24 meses de idade", de acordo com Melissa Wake, do Hospital Real Infantil, em Parkville, Austrália, e sua equipe.

"Essas crenças podem prejudicar o controle adequado de padrões de doenças e comportamentos comuns em crianças pequenas", disseram os pesquisadores.

Em entrevista à Reuters Health, Wake acrescentou que a dentição coincide com uma época de grandes mudanças de desenvolvimento e doenças leves frequentes. Muitos pais buscam explicações dos sintomas e garantias de que estes sintomas não refletem um problema mais grave.

O estudo, publicado na edição de dezembro de Pediatrics, incluiu 21 crianças entre 6 e 24 meses em três creches. Wake e sua equipe registraram as temperaturas das crianças diariamente e examinaram suas gengivas, para verificar o surgimento dos dentinhos.

Os pais e os funcionários das creches foram entrevistados em relação a suas crenças sobre a dentição.

Os resultados do estudo revelaram que a temperatura de uma criança não era diferente nos cinco dias anteriores ao surgimento de um dente. Similarmente, as descobertas não demonstraram uma associação entre outros sintomas e um novo dente.

Colocando a culpa desses sintomas na dentição, os pais podem ter cuidados excessivos com um desenvolvimento normal ou podem não conseguir reconhecer uma doença mais grave.

"As principais mensagens são que a febre nunca deve ser atribuída à dentição", disse Wake. "Quaisquer sintomas que um pai ou uma mãe avalie como graves quando uma criança não está na fase de dentição devem ser considerados potencialmente tão graves quando a criança está nessa fase -- e têm de ser checados segundo sua própria importância."

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários