Notícias de saúde

Congresso de Ortopedia Elege "Casa Segura" para Idosos

Por Matthew Harris

RIO DE JANEIRO (Reuters Health) - Uma pesquisa revela que 80 por cento das lesões em pessoas com mais de 50 anos ocorrem em casa. Em resposta a essa estatística, médicos brasileiros organizaram uma competição para eleger a "Casa Segura" apropriada a idosos.

Retirada de carpetes e tapetes, uso de piso anti-derrapante e mesas com quinas arredondadas, instalação de cadeiras no box do banheiro e banheiras sem bases curvas e uso de corrimãos em locais precários como escadas são somente algumas características da casa vencedora.

A competição organizada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia para projetar uma casa foi uma atração do 32 Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, no Rio de Janeiro, realizado esta semana.

Lesões como fraturas no punho, quadril e até mesmo na espinha, que podem levar a incapacidade permanente, podem ser facilmente evitadas através de medidas relativamente simples, destacou José Franco, presidente do congresso.

Franco espera que a campanha promova a conscientização das medidas que podem ser tomadas para tornar a casa mais segura para o idoso.

"Essas medidas não são novas, mas fazer com que a indústria realmente mude as práticas de construção e projeto interior é um processo difícil e lento. Esperamos que aumentando a conscientização do público de como uma casa deve ser projetada para evitar acidentes irá melhorar isso", disse Franco em entrevista à Reuters Health.

Cidele Monteiro de Barros, da Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, coordenadora da equipe de projeto que ganhou a competição, disse à Reuters Health que a construção da casa de um cômodo de 60 metros quadrados custa cerca de 40.000 reais e as características podem ser usadas até mesmo por populações mais pobres.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários