Notícias de saúde

Importância do Dia Mundial da Aids Cresce a Cada Ano

Por Patricia Reaney

LONDRES (Reuters) - De shows de rock no Laos a passeatas em Washington, o Dia Mundial da Aids vem promovendo a conscientização de uma das doenças que mais matam em todo o mundo há mais de uma década.

Todos os anos, no dia 1o. de dezembro, a Catedral de St. Paul, em Londres, o Parlamento sul-africano e o Sydney Opera House são iluminados de vermelho e milhões de pessoas usam fitas dessa cor, tornando a data uma das mais conhecidas internacionalmente.

No entanto, 20 anos de epidemia da Aids, a pobreza e falta de informação em países em desenvolvimento e uma crescente complacência por parte de países ricos estão aumentando a crise. Mais de 21 milhões de pessoas morreram de HIV/Aids, 3 milhões delas somente em 2000.

"Hoje, definitivamente, o Dia Mundial de Aids é mais importante do que antes", disse Paula Harrowing, co-fundadora de Body&Soul, uma agência britânica de apoio a famílias atingidas pela doença.

"Este é um dia muito bom e precisamos deixá-lo marcado em nossa agenda, mas sociedades de todo o mundo precisam mudar, pois existem poucas pessoas com HIV que assumem sua condição abertamente", acrescentou Harrowing.

INICIATIVA GLOBAL

A data foi criada há 13 anos, durante um encontro de ministros da Saúde, como uma maneira de informar as pessoas sobre a Aids. Desde então, o dia se tornou um evento global.

"Esse dia e os eventos em todo o mundo não irão diminuir as taxas de infecção, mas ainda precisamos dessa data para lembrar as pessoas que o HIV/Aids ainda é um problema", afirmou Tony Farmer, da National Association of People with Aids, em Nova York.

Para Farmer, o desafio é garantir que as pessoas pensem na crise da Aids por mais de um dia do ano. "(A data) não traduz ou dissemina atividades de prevenção ou destaca a importância de não infectar outras pessoas ou de tomar precauções", disse Farmer à Reuters.

O impacto do Dia Mundial da Aids varia de um país para outro, mas ativistas acreditam que a data faz uma diferença.

"(O dia) ajuda pessoas a pensar mais claramente sobre o HIV e a Aids...Com 36 milhões de pessoas vivendo com o HIV em todo o mundo temos uma luta difícil em termos de nossa resposta ao HIV", afirmou Derek Bodell, de National Aids Trust, na Grã-Bretanha.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários