Notícias de saúde

Pesquisador Faz Alerta Sobre Uso de Esteróides por Jovens

STATE COLLEGE, EUA (Reuters) - O romance da América com as celebridades musculosas pode estar levando adolescentes, meninos e meninas, a terem uma relação perigosa com os esteróides anabolizantes, alertou uma pesquisador na terça-feira.

Charles Yesalis, professor de política da saúde na Universidade Estadual da Pensilvânia, disse que há evidências de que os jovens norte-americanos estão enfrentando pressão social para que correspondam a uma "imagem corporal musculosa" projetada por astros de Hollywood como Arnold Schwarzenegger, Wesley Snipes e Linda Hamilton.

"Astros de Hollywood estão tomando abertamente injeções de hormônio de crescimento para combater o envelhecimento", disse Yesalis, editor do livro "Anabolic Steroids in Sports and Exercise" (esteróides anabolizantes nos esportes e nos exercícios, editado pela Human Kinetics).

Ele disse que as imagens populares que surgiram com o crescimento da participação feminina nos esportes e o sucesso dos lutadores de peso-pesado também representam problemas para os jovens, que podem sentir-se compelidos a ter um corpo musculoso ou baixa taxa de gordura no corpo usando os esteróides como um caminho mais rápido.

As crianças estão entrando nos esportes competitivos mais cedo, ele acrescentou, com pais participando em dois ou três esportes.

"O uso de esteróides anabolizantes está ultrapassando os níveis olímpico, profissional e universitário e entrando no segundo grau, e agora até no primeiro grau", disse Yesalis. "A pressão para ganhar a qualquer custo continua a crescer fortemente."

O uso de esteróides por um longo período está ligado a doenças cardíacas e hepáticas. As meninas sofrem com efeitos colaterais, como crescimento de pêlos ou calvície.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários