Notícias de saúde

Cientistas Decifram Modo Como Bebês Vêem Mundo

NOVA YORK (Reuters Health) - Quando os bebês começam a perceber o mundo a sua volta, nunca se sabe ao certo o que eles estão vendo. Agora, com a ajuda de novas técnicas de produção de imagens cerebrais, pesquisadores estão obtendo um quadro mais claro do que um bebê vê.

Em um estudo com 22 recém-nascidos, cientistas do Reino Unido descobriram que bebês de 8 meses parecem ver objetos da mesma forma que os adultos vêem -- como uma entidade única com uma forma definida. Os bebês de 6 meses parecem ver algo mais semelhante a um grupo de coisas, em vez de um objeto único.

Gergely Csibra e sua equipe, da Escola Birkbeck, da Universidade de Londres, mediram a atividade cerebral de recém-nascidos quando eles viam formas em uma tela de computador, de acordo com um estudo publicado na edição de 24 de novembro da revista Science.

Os cientistas mostraram aos bebês formas semelhantes a figuras de "Pacman" (personagem do Atari) em uma tela de computador. Em um momento, quando quatro "bocas" de Pacman se encontravam, elas formavam um quadrado entre elas.

Uma pesquisa anterior demonstrou que adultos apresentam uma "explosão" na atividade cerebral conhecida como oscilação gama quando percebem o quadrado.

Nesses experimentos, Csibra e sua equipe descobriram que, enquanto bebês de 8 meses apresentavam explosões na atividade cerebral semelhantes a de adultos quando viam o quadrado, os bebês de 6 meses não apresentavam.

Os bebês mais novos tiveram padrões cerebrais similares, mas a atividade foi "manchada" durante longos intervalos.

"A compreensão de como o cérebro de um recém-nascido se desenvolve é fascinante e pode ter implicações na educação e no cuidado de bebês", disse Csibra em um comunicado.

Segundo Csibra, a diferença entre bebês de 6 e 8 meses sugere que um progresso importante no desenvolvimento cerebral ocorre nesse período.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários