Notícias de saúde

Reposição Hormonal Aumenta Risco de Câncer de Mama, diz Estudo

NOVA YORK (Reuters Health) - O uso de terapia de reposição de estrogênio, em particular quando inclui o hormônio progestina, aumenta significativamente o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama aos 70 anos, de acordo com pesquisadores da Universidade de Harvard, em Boston, Massachusetts.

Estudos anteriores sobre os efeitos do uso de hormônio na pós-menopausa e o risco de câncer de mama eram limitados pela incapacidade de levar em consideração os outros fatores de risco, em particular a idade na menopausa, explicam Graham A. Colditz e Bernard Rosner na edição de novembro de American Journal of Epidemiology.

Para resolver o problema, os pesquisadores desenvolveram um modelo que calcula o risco cumulativo de câncer de mama resultante de diversos fatores de risco e o aplicaram a dados coletados de mais de 58 mil mulheres acompanhadas por mais de 14 anos.

Colditz e Rosner afirmam que, em mulheres que usaram estrogênio na pós-menopausa entre 50 e 60 anos, o risco ao longo do tempo aumentou 23 por cento, comparadas a mulheres que nunca usaram o hormônio.

O risco aumentou 67 por cento entre aquelas que usaram estrogênio e progestina.

Os cientistas também descobriram que o risco cumulativo de câncer de mama de uma mulher aos 70 anos era aumentado 57 por cento caso ela tivesse um histórico de doença de mama benigna, como cistos.

Entre outros fatores de risco, Colditz e Rosner afirmam que o uso de álcool aumentou o risco cumulativo em sete por cento em mulheres que relataram tomar um drinque por dia desde os 18 anos, comparadas a mulheres que não bebiam.

O histórico familiar de câncer de mama, a idade na menopausa, a idade na primeira menstruação, a altura e a paridade também afetaram o risco cumulativo de câncer de mama, segundo o estudo.

Em geral, as descobertas são "consistentes com diversos estudos epidemiológicos", afirmam Colditz e Rosner. Os pesquisadores acreditam que estudos futuros são necessários para identificar os fatores genéticos e ambientais que contribuem para esta associação.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários