Notícias de saúde

África do Sul Decide Sobre Uso de Droga Anti-Aids

JOHANESBURGO, África do Sul (Reuters) - O principal órgão médico da África do Sul irá se reunir na sexta-feira para decidir sobre a aprovação de uma droga anti-Aids, uma medida considerada por especialistas um teste para o comprometimento do governo no combate à doença.

O Conselho Médico de Controle deve decidir sobre autorizar ou não a empresa alemã Boehringer-Ingelheim a distribuir a nevirapina, uma droga que previne a transmissão do vírus da Aids da mãe grávida para o filho.

O conselho também votará sobre o uso da droga pelo sistema de saúde do país.

A aprovação vem sendo considerada um teste para a seriedade do governo no combate à Aids, que já atinge 1 em cada 10 sul-africanos, ou 4,2 milhões deles, e ameaça matar até 7 milhões de pessoas em dez anos no país.

Estima-se que 5.000 bebês com HIV nasçam a cada mês em território sul-africano, o epicentro da epidemia de Aids, que afeta cerca de 35 milhões de pessoas em todo o mundo.

O presidente sul-africano, Thabo Mbeki, recebeu críticas de cientistas e governos estrangeiros depois de levantar dúvidas sobre a relação entre o vírus HIV e a Aids e após negar o uso de drogas como o AZT no serviço público de saúde por motivos de custo e segurança.

"Pelo que sabemos, está na agenda do conselho hoje. O órgão está com o mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre sua mesa", afirmou um porta-voz da Boehringer-Ingelheim em Johanesburgo.

A OMS concluiu neste mês que a segurança e a efetividade de drogas antivirais, entre as quais a nevirapina, que impedem a contaminação do bebê pela mãe, justificavam a adoção ampla delas.

O órgão havia anteriormente se mostrado preocupado com a possibilidade do desenvolvimento de vírus resistentes à nevirapina, uma opinião adotada pelo governo sul-africano, que não permitiu a distribuição da droga no país.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários