Notícias de saúde

Incor Adota Nova Técnica na Troca de Marcapasso

Atualmente mais de cem mil brasileiros se tornaram portadores/usuários de marcopasso - aparelho que ajuda a controlar o ritmo cardíaco.

O marcapasso é um aparelho que possui uma bateria que é ligada ao coração através de fios, que chegam até as veias. Após a sua instalação, os cabos se prendem as veias dificultando a retirada em caso de mau funcionamento ou de infecções. A solução já tradicional é submeter o portador a uma cirurgia cardíaca para a retirada dos cabos defeituosos ou infectados. Agora, esta substituição já pode ser feita através de uma técnica mais simples. Os médicos fazem uma pequena incisão de 3 cm e usam laser para descolar os fios que estão presos às veias.

Em São Paulo, só no Incor - Instituto do Coração são colocados cinco marcapassos por dia, que agora adota esta nova técnica, além de ser o único hospital da América Latina a oferecer este procedimento a laser, para retirada dos cabos que apresentem problemas.

A troca dos fios ou cabos é um procedimento comum para os portadores de marcapasso. Mas a vida desses cabos pode variar. Não apenas os casos de desgaste ou de falha de funcionamento que exigem a substituição dos cabos. Esta cirurgia pode acontecer ainda quando o portador desenvolve uma infecção, mesmo que os cabos não sejam atingidos.

O marcapasso é um aparelho que entra em ação quando o coração bate em ritmo mais acelerado ou reduzido. O aparelho é oferecido pelo SUS - Sistema Único de Saúde em todo o Brasil, mas a sua retirada não é coberta pelo sistema de saúde pública. O Incor adota esta técnica há dois anos.

Copyright © 2000 BoaSaúde

Faça o seu comentário
Comentários